Comunicações Cénicas
A Com a crescente complexidade técnica das produções, torna-se imperiosa a existência de uma solução integrada de comunicações cénicas que permita ao Diretor de Cena comunicar eficientemente com todos os envolvidos, desde os técnicos aos espectadores, em qualquer área da sala de espetáculos.
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CHAMADA DE PUBLICO
A Como o próprio nome indica, estes sistemas estão diretamente relacionados para a comunicação unidirecional com os espectadores.
Tipicamente servem para que o Diretor de Cena ou a segurança possa efetuar avisos específicos ou mensagens pré-gravadas.
A sua difusão é efetuada essencialmente nas zonas frequentadas pelo público.
- CHAMADA DE ARTISTAS
Os sistemas de chamada de artistas permitem uma comunicação uni ou bidirecional com os artistas.
Tipicamente servem para que o Diretor de Cena ou a segurança possa efetuar avisos específicos ou mensagens pré-gravadas.
A sua difusão é efetuada essencialmente nas zonas limitadas aos artistas, como sendo camarins ou bar de artistas e suas zonas de circulação.
- INTERCOMUNICAÇÃO
Os sistemas de intercomunicação permitem uma comunicação bidirecional entre os diversos técnicos.
De uma forma geral, a infraestrutura de ligação, no caso de sistemas com fio, encontra-se espalhada por todas as áreas técnicas, desde as régies, até aos vários espaços em que existam equipamentos, como teia, varandas, palco, sub-palco e pontes de iluminação.
- MONIÇÃO DE VÍDEO
Os sistemas de monição de vídeo permitem a comunicação visual entre todos os envolvidos num espetáculo.
Se por um lado, pela aquisição de imagens e sua difusão em direto o Diretor de Cena e técnicos podem ter imagens que lhes permitam saber como se encontra a plateia e os foyers e bares, também os espectadores retardatários, os quais poderão não ter autorização para entrar na sala senão quando existir uma paragem, poderão visualizar o espetáculo em direto num dos vários monitores espalhados nos foyers ou bares.
- CUE-LIGHTS
Um sistema de Cue-Lights, ou Luzes de Deixas, é um sistema de comunicação semafórica, a qual tem especial utilização durante um espetáculo, mediante um guião previamente estabelecido, e sempre em que a comunicação áudio não seja aconselhável.
Um exemplo prático é a instrução dada pelo Diretor de Cena a um Maestro que se encontre no fosso de orquestra, o qual não pode receber mensagens de áudio, para que a partir daquele momento possa iniciar o espetáculo.