Portuguese English French German Spanish

Mecânica de Cena

 

mecanica-cena2As soluções de Mecânica Cénica da Stage Concept, são desenhadas e implementadas com recurso às mais modernas tecnologias e de acordo com as mais apertadas normativas e regulamentos europeus, de modo a delas se obterem elevadas prestações, quer ao nível do desempenho dos sistemas, quer da segurança das pessoas.
Os nossos produtos podem ser comercializados separadamente ou no âmbito de um sistema completo.
As nossas soluções encontram-se instalados nas principais salas de espetáculos em Portugal e são utilizadas diariamente por técnicos profissionais, alunos de escolas de artes amadores, em teatros, auditórios escolares e outros espaços de entretenimento.

  • SISTEMAS DE ELEVAÇÃO

    As Plataformas de Elevação tornam possível mover o pavimento do palco no sentido vertical. Eles são usados para mudar a cota do palco, de um fosso de orquestra ou para mover as peças do cenário para outra posição.
    Na Stage Concept desenhamos a solução que mais se adequa á sua necessidade, seja ela uma plataforma simples ou mais complexa.
    Dependendo da dimensão necessária, capacidade de carga e velocidade de elevação, são utilizados sistemas de acionamento diferentes, adaptados para o caso específico da sua necessidade.   
    Também desenvolvemos todos os tipos de soluções especiais, dependendo dos requisitos do cliente.

  • Sistemas Hidráulicos

A forma mais popular de acionamento de plataformas elevatórias de palco ou de orquestra é através de sistemas óleo-hidráulicos.
Estes sistemas permitem variadas velocidades de elevação mesmo quando sujeitos a cargas elevadas.
Dado o seu amplo campo de aplicação, é comum utilizarem-se plataformas de dupla ou até tripla tesoura com cursos superiores a 10 metros, e pratos com dimensões superiores a 15 x 5 metros e combinações destas.
Considerando que uma plataforma de palco deve ser dimensionada para uma carga dinâmica mínima de 250 Kg/m2 e estática de 500 Kg/m2, facilmente se verifica que estas deverão elevar, de forma segura e estável, várias toneladas de peso.
Tipicamente, o acionamento é efetuado com recurso a um sistema de cilindros, os quais são acuados por uma unidade hidráulica, controlada por diversos sistemas de automação.
Na periferia da plataforma, e por razões de segurança, será aplicada uma solução técnica anti-entalamento (safe edge).

  • Spiralifts by Gala Systems

O Spiralift é o componente básico de algumas das plataformas elevatórias mundialmente conhecidas como elevadores de palco e de orquestra.  

O Spiralift, sendo o sistema elevatório mais compacto do mundo, utiliza uma tecnologia inovadora na construção de uma coluna em aço inoxidável, sólida e totalmente ajustável, com a utilização de duas bandas.  

O Spiralift requer um baixo consumo de energia elétrica, graças a sua altíssima eficiência mecânica.

Várias unidades Spiralift podem ser configuradas facilmente, de acordo com a geometria da plataforma ou com a arquitetura de construção, podendo ser interligados num mesmo sistema de acionamento e totalmente sincronizados.
       Principais características:

•    Unidades extremamente compactas
•    Não necessita de escavação
•    Facilidade de instalação
•    Adaptabilidade
•    Reduzida manutenção




     Salas onde a nossa equipa instalou plataformas de orquestra com Spiralifts:

•    Coliseu de Lisboa – 1 plataforma
•    Europarque – 3 plataformas
•    Coliseu do Porto – 2 plataformas
•    Rivoli Teatro Municipal – 1 plataforma
•    Centro Cultural Olga Cadaval – 2 plataformas
•    Multiusos do Arade – 1 plataforma


  • RIGGING
  • Sistemas Manuais Directos

Os sistemas manuais diretos, são sistemas de tração manual segundo os quais, um conjunto de cordas que passam por um sistema de roldanas é tracionado, de modo a elevar ou baixar uma carga que se encontra suspensa no outro extremo. Tipicamente as cordas estão presas a uma vara e é na vara que se fixa o elemento cenográfico que se pretende movimentar.

Este tipo de sistema foi desenvolvido com base nas práticas de acionamento de cargas ou velas, utilizadas pelos marinheiros nas caravelas.

Estes conjuntos podem ser de elevação direta ou desmultiplicada, sendo mais aplicada a utilização direta na movimentação de pequenas cargas, como pernas ou bambolinas.

Após a movimentação das cargas, as cordas são amarradas a malaguetas instaladas lateralmente á cena.

Os sistemas de acionamento manual ainda são utilizados em milhares de teatros em todo o mundo, cuja utilização requer uma formação e manuseamento apurado, podendo uma má utilização ou erro humano, originar graves acidentes.

  • Sistemas Contrapesados

Os sistemas contrapestravaoados, quer sejam de curso duplo ou simples, ainda utilizados em milhares de teatros em todo o mundo, são uma solução prática e económica para as novas instalações de todos as dimensões.
Na Stage Concept, desenhamos e instalamos sistemas contrapesados para satisfazer as necessidades de qualquer teatro, dentro das suas necessidades criativas, técnicas e orçamentais.
Estes sistemas são concebidos sob o princípio da redução da força a ser exercida pelo operador, através da contra pesagem da carga a movimentar.
Esta contra pesagem é efetuada com recurso a contrapesos em aço a colocar num berço de pesos. Este berço corre num conjunto de guias e é movimentado verticalmente pelo acionamento de uma corda.
Igualmente, no berço é fixo um conjunto de cabos de aço que passam num sistema de roldanas, que do lado da cena estão fixos a uma vara, simples ou dupla.
A contra pesagem deverá ser efetuada com um número de pesos que equilibrem a carga que se encontra suspensa na vara, ficando uma carga residual para ser tracionada manualmente pelo operador.
Após a utilização do sistema este deverá ser bloqueado num travão específico.
A utilização deste tipo de sistemas requer uma formação e cuidado apurado, pois está extremamente sujeito ao erro humano e consequentemente a graves acidentes.

  • Sistemas Motorizados

Aplicações

Desenhados e concebidos para aplicações em salas de espetáculos em que são necessários elevados índices de desempenho e fiabilidade, os Sistemas Motorizados, de velocidade fixa ou variável, são utilizados para a elevação de cenários, cortinas, ou outros elementos que se movam em efeitos cénicos, durante um espetáculo ou na sua preparação.
Estes são desenhados e fabricados de modo poderem proporcionar elevadas velocidades de movimentos com um desprezível nível de ruido.

As suas variadas capacidades de carga, permitem a movimentação dos elementos cénicos que normalmente são utilizados numa sala de espetáculos.
Segurança

  • Sistema com duplo freio para garantir a máxima segurança e fiabilidade;
  • Interruptores de fim-de-curso rotativos redundantes;
  • Paragem de emergência automática (fins-de-curso, sobrecarga, cabo distenso, avarias);
  • Encoder para uma elevada precisão de posicionamento;
  • Monitorização da carga de elevação, com informação na consola de comando (quando aplicável)
  • Construção de acordo com as diretivas comunitárias, com emissão de Certificado CE

 

Versatilidade

Estes podem ser controlados com a máxima precisão a partir de uma consola computorizada, podendo proceder-se á programação de espetáculos com recurso a múltiplos sistemas, incluindo a programação de velocidades, posicionamentos, rampas de aceleração e desaceleração, deixas, grupos, entre outros.

  • Sistemas de Controlo

Independentemente de se tratar de uma solução de controlo de motores múltiplos ou de um único, com velocidade fixa ou variável, ou ainda o controlo de uma plataforma de elevação ou de várias, os nossos sistemas de controlo automatizado ou manual são fiáveis, robustos e flexíveis.
A nossa gama de controladores para varas, guinchos pontuais e plataformas de elevação é constituída por:

  • Sistemas de Controlo Automatizado

Estes sistemas são a opção perfeita para um sistema de controlo em salas de espetáculos de reportório internacional, onde a exigência cenográfica é elevada. Baseada numa consola portátil que exige apenas uma única conexão, torna-se simples controlar rapidamente um alargado conjunto de mecanismos.
O seu baixo peso e reduzido tamanho, juntamente com um design ergonómico e robusto, fazem desta consola a solução ideal para ambientes onde o espaço é um ponto importante ou onde se muda regularmente de posição de comando.

  • Painéis de controlo por botoneiras tipo “ homem morto”

Os nossos painéis de controlo por botoneiras são desenhados para serem de simples operação e ainda assim garantirem um padrão de segurança elevado.
Estes integram um vasto conjunto de equipamentos de controlo de natureza industrial, assegurando assim a fiabilidade e robustez do conjunto.
Tipicamente, um painel de controlo integra o controlo individual de cada motorização, quer ao nível de sentido quer de velocidade, se aplicável. Igualmente, integra um sistema de “Paragem de Emergência” tipo “cogumelo”.


decoracao-cenografica

  • DECORAÇÃO CENOGRÁFICA
  • Calhas

É essencial escolher o sistema de calha adequado quando necessitamos de abrir e fechar cortinas cénicas.
A Stage Concept comercializa diversos tipos de calhas e seus acionamentos e acessórios, os quais são selecionados em função de cada aplicação e peso de cortina
As nossas calhas podem ser acionadas por tração motorizada ou manual.
Adicionalmente, comercializamos sistemas de enrolamento de cortina tipo “rollbox”, com acionamento manual ou motorizado e com ou sem guias.

  • Panejamentos

A Stage Concept comercializa todo o tipo de panejamentos cénicos, nas mais diversas gramagens, desde os veludos, passando pelas flanelas, sarjas, gazes, sedas, cicloramas, chroma-key e cortinas de LEDs.
Estes panejamentos são confecionados com materiais “premium” e são objeto de tratamento de ignifugagem.
Comercializamos, ainda, todo o tipo de pavimentos de dança e seus acessórios de aplicação e manutenção.
Se tem uma necessidade específica, não hesite em contactar-nos pois temos uma solução para si.

  • Praticáveis

Os praticáveis são um elemento essencial na preparação de qualquer espetáculo performativo, mas também em concertos de orquestra, coros, tribunas e pódios de conferência.
As plataformas vêm nas seguintes dimensões padrão: 2.0x1.0 m e 1.0x1.0 m e são construídas em perfis metálicos.
O tampo do praticável é em contraplacado de madeira o qual pode, como opção ser objeto de infusão á cor pretendida pelo cliente e posterior envernizamento.
As plataformas podem ser suportadas por pernas não ajustável, telescópicas ou em tesoura que tornam possível ajustar precisamente a altura da plataforma em 5 intervalos de altura diferente desde os 20 cm até aos 100cm, sendo que os pés em borracha asseguram a estabilidade do conjunto.
Os praticáveis estão concebidos para suportar 750 kg/m2.
A gama de comercialização completa-se com escadas de acesso, rodapés, corrimãos, suportes para “banners”, ligadores e carros de transporte.